Atividades | Recordar a Surpresa de Handa e construir o jogo da memória

Atividades | Recordar a Surpresa de Handa e construir o jogo da memória

O livro “A Surpresa de Handa” é uma narrativa linear, na qual as personagens humanas – Handa e Akeyo – são prontamente apresentadas no princípio do livro. A Handa coloca num cesto 7 frutas deliciosas para a sua grande amiga! O problema é simples: alguém vai roubando, uma a uma, as frutas que se destinavam à melhor amiga de Handa. É quase impossível não querer alertar a protagonista para o que está a acontecer, face ao infeliz desfecho que se adivinha; mas nem todos os imprevistos têm mau resultado …

Antes de fazeres estas atividades poderás ler a Hístória da Surpresa de Handa neste link https://www.historiascomamor.pt/2020/05/historia-surpresa-de-handa.html

Descrição das Atividades

Desenha a parte da história que mais gostaste. 


 Pinta a imagem de acordo com a cor que corresponde a cada fruto; corta os frutos e colocá-os na cesta que Handa vai levar a Akeyo.


 -  Com o teu lápis passa por cima do picotado e depois pinta a imagem.


- Traça o caminho que conduz a casa Handa à casa de Akeyo. 


Jogo da Memória

Cola as imagens num cartão duro ou cartolina e corta-as. Posteriormente poderás construir o jogo da memória. Numa fase inicial ou com crianças mais pequenas utilizar apenas as peças cujos frutos pertencem à história

Regras do jogo:

O jogo da memória pode ser jogado por um único jogador ou vários jogadores. Começa o jogo colocando todas as cartas viradas para baixo sobre uma superfície. A jogada começa com um jogador que vira duas cartas as coloca para cima, de modo a que todos os jogadores a possam ver. Se o jogador virar duas cartas que não correspondem à mesma imagem, ambos as cartas devem ser virados para baixo novamente no mesmo local.
Se o jogador vira um par de cartas que coincidem numa jogada, o jogador ganha o par de cartas e tem outra oportunidade de jogar de jogar, e assim consecutivamente. O objetivo do jogo é virar o maior número de pares de cartas possível. O vencedor é o jogador que reúne o maior número de pares. No modo de único jogador, o objetivo é identificar todos os pares no menor período de tempo possível