Antes da realização das atividades, para que as crianças possam associar cada cor a uma emoção é conveniente ouvir a história https://www.historiascomamor.pt/2020/05/historias-o-monstro-das-cores.html
Com imagens apelativas desta história podemos trabalhar algumas competências matemáticas com as crianças.
- Faz um círculo à volta dos monstros de cor amarela.
- Desenha na tabela a imagem simétrica à que está representada na primeira tabela.
- Pinta cada um dos frascos com a cor da tampa, representando deste modo as emoções da história.
- Corta pelos riscos de modo a fazer um puzzle e depois junta as peças para o poder completar.
- Corta cada uma das figuras do Monstro das Cores, que representa cada uma das emoções, pelo risco de modo a construir um puzzle com duas peças de cada emoção, e posteriormente junta as peças de modo a completar as imagens.
- Quantos monstros confusos (representados por muitas cores) estão na imagem?
- Quantos monstros felizes (representados pela cor amarela) estão na imagem?
- Quantos monstros tristes (representados pela cor azul) estão na imagem?
- Quantos monstros com raiva (representados pela cor vermelha) estão na imagem?
- Quantos monstros com medo (representados pela cor preta) estão na imagem?
- Quantos monstros pequenos estão na imagem?
- Quantos monstros grandes estão na imagem?
Corta estas imagens de diferentes tamanhos e depois coloca-as por ordem crescente (do menor para o maior) ou por ordem decrescente (do maior para o menor)
0 comentários:
Enviar um comentário