A Escala Cuisenaire foi criada pelo professor Georges Cuisenaire nos anos 50. É o recurso educativo mais utilizado por professores e famílias que apostam pelo uso de material manipulativo para trabalhar conceitos matemáticos com crianças e adolescentes.
O que é a escala Cuisenaire?
O objetivo central da Escala Cuisenaire era trabalhar as quantidades e mostrar como calcular com ajuda de barrinhas de várias cores e tamanhos que vão do 1 ao 10. A barrinha que representa o 1 mede 1 cm x 1 cm, a que representa o 2 mede 2 cm x 2 cm… e assim até o 10.
Através desse material sensorial feito de madeira ou de plástico, as crianças aprendem múltiplos conceitos, tais como a decompor os números e a realizar cálculos de uma maneira muito simples. Por se tratar de um material manipulativo.
Para que serve a escala Cuisenaire?
As barras Cuisenaire podem ser utilizadas para ensinar uma variedade de conceitos matemáticos e ajudam a desenvolver várias capacidades do pensamento lógico-matemático. As barrinhas podem ser utilizadas para aprender:
- a quantidade
- a equivalência
- as quatro operações matemáticas básicas
- as frações
- área
- a raiz quadrada
- o teorema de Pitágoras
- a potência
- a resolução de equações simples
- os sistemas de equações
A partir de que idade podemos utilizar o Cuisenaire e até quando?
Esse recurso de manipulação matemática pode ser trabalhado com crianças a partir dos 3 anos, sobretudo para evitar que levem as peças menores à boca. Mas, se feito sob supervisão de um adulto, não há problemas para começar antes. Ainda assim, é a partir dos 5 a 6 anos e até os 12 quando mais proveito a criança pode tirar do material. Contudo, o fato de já estar familiarizado com as barrinhas Cuisenaire e suas representações podem ajuda-lo a entender mais facilmente os conceitos ensinados. Também pode ser utilizado por adultos para que compreendam melhor os números e facilite a transição para o cálculo mental.
Descrição das Atividades
0 comentários:
Enviar um comentário