Os blocos lógicos, cuja criação é atribuída ao matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, são peças de madeiras ou plástico com 4 características distintas.
Cores dos blocos lógicos (3): Azul, Amarelo e Vermelho
Forma (4): Quadrado, Retângulo, Círculo e Triângulo
Tamanho (2): Grande e pequeno
Espessura (2): Grosso e fino
A partir dessas características, o jogo apresenta um total de 48 peças que se diferenciam entre si em um ou mais atributos. Por exemplo, uma peça pode ser um quadrado amarelo, fino e pequeno ou pode ser um quadrado amarelo, grosso e pequeno.
Para que servem os blocos lógicos?
Os blocos lógicos são muito usados no ensino da matemática, mas perfeitamente pode ser utilizado nas áreas de linguagem e de artes, por exemplo. Tem como objetivo principal o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático da criança. As suas possibilidades de uso são ilimitadas. Por ser um material manipulativo e sensorial, o seu uso é muito recomendado, já que permite à criança aprender os conceitos básicos de cor, forma, tamanho e espessura a partir de uma vivência mais concreta.
O que os blocos lógicos desenvolvem?
Como já afirmado, os blocos lógicos tem o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico-matemático da criança. E como?
A criança desenvolve a lógica para classificar objetos em função de suas características principais.
Ela aprende a agrupar, fazer conjuntos e estabelecer semelhanças e diferenças dos distintos blocos.
Aprende a fazer séries baseadas em determinadas características das peças.
Aprende o conceito de número.
Descrição das Atividades
Utilizando as peças dos blocos lógicos numa primeira fase deixa as crianças explorar livremente. Posteriormente utiliza os seguintes cartões como modelo e solicita à criança para os reproduzir utilizando as peças. Caso a criança seja muito pequena e tenha dificuldade pode solicitar para que coloque as peças por cima do local correto nos cartões, para tal é necessário que estes tenham um tamanho semelhante às peças dos blocos lógicos.
0 comentários:
Enviar um comentário