Atividades | Abordagem à Escrita com a história a Surpresa de Handa

Atividades | Abordagem à Escrita com a história a Surpresa de Handa



Antes da realização das atividades é conveniente ouvir a história https://www.historiascomamor.pt/2020/05/historia-surpresa-de-handa.html

Descrição das Atividades


Oralidade

Reconto da história utilizando todos os recursos de voz, entoação, gestos, ritmo, etc.  
Reconto da história, folheando o livro e levando os alunos a “ler” as imagens e a descobrir a ação. ou através de imagens.




Conhecimento da língua

Aquisição de vocabulário recorrendo às ilustrações do texto, tal como, nomes de frutos, animais, cores e cardinais, necessário à boa compreensão da história (A banana é verde? A banana e a goiaba são amarelas? O abacate não é vermelho, é verde. De que cor é a manga?).



Utilização de adjetivos as cores, as sensações, os diminutivos em expressões como: banana amarelinha e macia, goiaba de cheiro doce (diminutivo, visão, tato, olfato e gosto).

Utilização dos numerais cardinais e ordinais em expressões, tais como: há sete frutos e oito animais; o macaco foi o primeiro e tirou uma banana; a avestruz tirou uma goiaba, foi o segundo bicho,e assim sucessivamente.  

Escrita

Elaboração de quadros com nomes das frutas, das cores, nomes de animais, e as transcrições das onomatopeias representativas das suas vozes, poderão até fazê-lo em várias línguas.



Música

A canção Hakuna Matata do filme Rei Leão (1994) da Walt Disney, para ajudar a esquecer os problemas da vida, resulta da utilização de palavras suaíle, língua falada na África oriental, para “não há problema”. Neste caso não é o texto, mas o contexto da canção que faz a ligação entre a cultura da animação cinematográfica e a natureza, também africana. 



E por fim uma adaptação da Alda Carrasqueira para trabalhar a multiculturalidade e a diferença.
Uma adaptação de uma canção original de Jair Oliveira.