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Ao longo desta belíssima história, surgem vários animais pela estrada, a Girafa, a Avestruz, e outros! Queres saber porque é que eles  não conduzem? Ouve a história e deixa-te guiar por um mundo divertido de animais que parecem pessoas reais. Sem regras nem sinais as estradas são uma selva e os perigos muitos mais. Boa viagem...em segurança!


Motricidade fina é a capacidade para executar movimentos finos com controlo e destreza (por exemplo, usar uma tesoura ou um lápis). Esta capacidade traduz-se na escrita, no desenvolvimento harmónico da parte grafo-motora. É uma das competências chave a ser desenvolvida desde muito cedo (2/3 anos). O desenvolvimento desta competência possibilita, à posteriori, bons resultados na escrita e na matemática.















O Tomás é um Coelho que gosta muito de comer doces! Sente-se muito triste por não conseguir apertar o casaco e nem abotoar os calções. A irmã Julieta goza com ele e a mãe zanga-se por ele ser um grande comilão. Ele decide fazer dieta e mudar os hábitos alimentares.



Elmer é um elefante terno e brincalhão. Ele faz parte de uma manada em que todos os elefantes são da mesma cor. Só ele não é como seus amigos, Elmer é xadrez, todo colorido.

Um dia, Elmer ficou muito incomodado com suas cores: aquilo não era cor de elefante. Mas logo percebeu que cada um é como é.




Conto popular russo. Na casa da mosca há uma torta de amoras, sete pratos, sete assentos, sete animais prestes a merendar. Já não cabe mais ninguém… mas eis que alguém bate à porta.


De uma forma muito simples aprende a desenhar a Mosca Mosca com apenas 6 símbolos e 6 linhas.  




Desafios e jogos de perguntas e respostas para crianças são os preferidos dos pequenos que já estão em idade escolar, especialmente a partir dos 5 anos, quando noções de regras estão em pleno desenvolvimento. Um bom exemplo desse tipo de atividade são os Quiz, que desafiam os conhecimentos dos pequenos, de forma lúdica e divertida.

Percorre o bosque escuro e frondoso e junta-te ao Grufalão respondendo as seguintes questões. 



Sinopse

As investigações mais recentes, assim como todas as recomendações nacionais e internacionais, apontam para a necessidade de se desenvolverem abordagens pedagógicas respeitadoras da individualidade da criança, criando contextos de educação e cuidados de elevada qualidade. Atendendo a que o caminho para contextos e práticas de maior qualidade passa necessariamente pela avaliação, propõe-se neste livro uma ferramenta de avaliação – o CRECHEndo – dirigida a educadores de infância que trabalham em creches, articulada com as recomendações internacionais sobre trabalho pedagógico de elevada qualidade em creche. A avaliação proposta é processual, contínua e serve de ponto de partida para a observação, a reflexão e a planificação. Com este livro, o educador não só ficará a conhecer esta ferramenta de avaliação e a sua utilidade, como também obterá informações essenciais para a sua aplicação.


Autoras: Cindy Mutschen Carvalho e Gabriela Portugal
Editora: Porto Editora
Preço Referência: 12,90€


Qualidade e avaliação em educação de infância

Distinguem-se, habitualmente, duas vertentes da qualidade, interrelacionadas:
...a qualidade estrutural (incluindo variáveis passíveis de regulamentação como o rácio adulto-criança, o tamanho do grupo e as características do educador em termos de formação, experiência e estabilidade no grupo) e a qualidade processual (incluindo a existência de atividades adequadas ao desenvolvimento, o carinho, riqueza e sensi‑ bilidade dos cuidados prestados, etc.) (Barros, 2007; Cryer, 1999; Vandell & Wolfe, 2000). Existem, porém, diferentes formas de considerar os processos, podendo remeter-nos, por um lado, para as interações entre adultos e crianças (Aguiar, Bairrão,& Barros, 2002; Barros, 2007; Barros & Aguiar, 2010) ou, noutra perspetiva, para as experiências internas da criança, lidas em termos dos seus níveis de implicação e bem-estar (Laevers, 2014; Portugal & Laevers, 2010; Santos & Portugal, 2002).
A relação entre avaliação e qualidade é complexa, mas, simultaneamente, intuitiva – se a qualidade remete para algo ideal, que pretendemos atingir, podemos encarar a avaliação como o processo de controlo e monitorização que nos acompanha ao longo do percurso até esse ideal (ou resultado).

Aceda aqui às fichas editáveis do CRECHEndo que constituem os anexos da obra.

Caraterização Geral do Contexto da Creche
https://drive.google.com/file/d/1fhl_FhvIsckCy_7YC0QJESLAvVS8uac-/view?usp=sharing

Caraterização Geral do Grupo 
https://drive.google.com/file/d/14BVziVpyj_NZd8rRxVjE-4qI6vtpAez2/view?usp=sharing

Análise e Reflexão em tornos dos Grupos e do Contexto 
https://drive.google.com/file/d/1TvJ7QlzGQKeKPpZOeiM_4MaUBmweh49R/view?usp=sharing

Planificação para o Grupo
https://drive.google.com/file/d/1MY-4_8FUyn2hhwmVXFpMaxo--BnQJAiQ/view?usp=sharing

Plano Individual
https://drive.google.com/file/d/1bR7QZVDeEwSLhIbLtIb6wosGFD-Y8V8_/view?usp=sharing

Avaliação e Implementação das Iniciativas Propostas 
https://drive.google.com/file/d/1fhl_FhvIsckCy_7YC0QJESLAvVS8uac-/view?usp=sharing





Antes da realização das atividades é conveniente ouvir a história https://www.historiascomamor.pt/2020/05/historia-surpresa-de-handa.html

Handa colocou sete frutos deliciosos num cesto para levar à sua amiga Akeyo. “A Akeyo vai ficar surpreendida”, pensou Handa, enquanto se dirigia para a aldeia da amiga.
“Pergunto-me de que fruto gostará ela mais?



Vamos lá ver se consegues apanhar as frutas...e a quem as vais oferecer?

O livro “A Surpresa de Handa” é uma narrativa linear, na qual as personagens humanas – Handa e Akeyo – são prontamente apresentadas no princípio do livro. A Handa coloca num cesto 7 frutas deliciosas para a sua grande amiga! O problema é simples: alguém vai roubando, uma a uma, as frutas que se destinavam à melhor amiga de Handa. É quase impossível não querer alertar a protagonista para o que está a acontecer, face ao infeliz desfecho que se adivinha; mas nem todos os imprevistos têm mau resultado …

Antes de fazeres estas atividades poderás ler a Hístória da Surpresa de Handa neste link https://www.historiascomamor.pt/2020/05/historia-surpresa-de-handa.html

Descrição das Atividades

Desenha a parte da história que mais gostaste. 


 Pinta a imagem de acordo com a cor que corresponde a cada fruto; corta os frutos e colocá-os na cesta que Handa vai levar a Akeyo.


 -  Com o teu lápis passa por cima do picotado e depois pinta a imagem.


- Traça o caminho que conduz a casa Handa à casa de Akeyo. 


Jogo da Memória

Cola as imagens num cartão duro ou cartolina e corta-as. Posteriormente poderás construir o jogo da memória. Numa fase inicial ou com crianças mais pequenas utilizar apenas as peças cujos frutos pertencem à história

Regras do jogo:

O jogo da memória pode ser jogado por um único jogador ou vários jogadores. Começa o jogo colocando todas as cartas viradas para baixo sobre uma superfície. A jogada começa com um jogador que vira duas cartas as coloca para cima, de modo a que todos os jogadores a possam ver. Se o jogador virar duas cartas que não correspondem à mesma imagem, ambos as cartas devem ser virados para baixo novamente no mesmo local.
Se o jogador vira um par de cartas que coincidem numa jogada, o jogador ganha o par de cartas e tem outra oportunidade de jogar de jogar, e assim consecutivamente. O objetivo do jogo é virar o maior número de pares de cartas possível. O vencedor é o jogador que reúne o maior número de pares. No modo de único jogador, o objetivo é identificar todos os pares no menor período de tempo possível






Todos nós ficamos zangados quando algo ou alguém pratica uma injustiça contra nós. Falar com alguém sobre esse sentimento pode nos ajudar a se sentir melhor. Aprenda a lidar com esse sentimento com esse coelhinho fofo. Um livro que nas últimas páginas contém orientações importantes para os pais.







Após leres a história da Lagartinha Comilona, vamos pôr à prova os teus conhecimentos e ver se estiveste com atenção


A motricidade fina “desenvolve-se com base na percepção, organização e representação espaço- temporal que possibilita um aumento progressivo da dominância lateral e do controlo dos movimentos manipulativos (…) ” (Condessa & Fialho, 2008, p. 20)
A motricidade fina relaciona-se com os movimentos que exigem maior precisão e destreza, coordenação olho-mão e destreza para manipular um objeto como um lápis ou tesoura, por exemplo. É a maneira como usamos os nossos braços, mãos e dedos de forma precisa, de acordo com a exigência de determinada atividade.

Os labirintos e os grafismos são promotores por excelência da motricidade fina. Ao realizar estas atividades a criança é capaz de movimentar o seu pulso mudando a direção do seu trabalho, ou controlar quando deve levantar a mão, para que os traçados que está a realizar não saiam do tracejado ou dos limites.

Antes de realizar estas atividades pode ler a história da Galinha Ruiva da neste link https://www.historiascomamor.pt/2020/05/historia-galinha-ruiva.html

Descrição das Atividades

As crianças deverão traçar linhas nos diversos grafismos de forma a contornar a imagem e nos labirintos de forma a percorrer o percurso pretendido. 















Antes de realizar estas atividades pode ler a história da Galinha Ruiva da neste link https://www.historiascomamor.pt/2020/05/historia-galinha-ruiva.html

Descrição das Atividades 

Jogo que come mais milho?

- Pedir a cada jogador para escolher qual a personagem que pretende ser ou então sortear com o dado dos animais da história. 
- Depois de fazer corresponder a cada  jogador uma personagem da história o educador vai lançando o dado e de acordo com a personagem que calhar na face do dado, irão pintando um quadrado da tabela do milho.
- Vence o jogador que tiver pintado o maior número de quadrados da tabela. 




Quiz com perguntas da história da Galinha Ruiva




Antes de realizar estas atividades pode ler a história da Galinha Ruiva da neste link https://www.historiascomamor.pt/2020/05/historia-galinha-ruiva.html


Descrição das Atividades

- Recorta as imagens que ilustram a história da Galinha Ruiva que poderás utilizar para construir a tua história



- Une cada um dos habitats ao animal que nele vive. 


- Faz um círculo na sombra que corresponde ao animal que está em destaque na imagem. 




- Une a imagem de cada animal à sua imagem simétrica. 




- Recorta as imagens pelo picotado e coloca na imagem simétrica de forma a completar a figura. 



- Recorta as imagens pelo picotado e coloca-as no local correspondente à galinha semelhante. 



- Na tabela da sopa de letras encontra as palavras em destaque. 






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