O Blog

Publicações


Antes da realização das atividades é conveniente ler a história da Lagartinha muito comilona https://www.historiascomamor.pt/2020/05/historia-lagartinha-muito-comilona.html


Faça alguns modelos semelhantes a este com cores diferentes. Podem ser as cores correspondentes a botões que tiver em casa, a tampas de garrafas ou até mesmo fazer círculos de diferentes cores. O objetivo é a criança inicialmente colocar os objetos ou círculos por cima da lagarta de modo a completar o padrão e posteriormente solicite para construir o modelo não por cima, mas sim ao lado do original. 




Cole numa base de madeira ou de cartão resistente o gargalo de 5 garrafas como indicado na figura. Faça alguns modelos de cartões com círculos semelhantes a estes e com cores diferenciadas de acordo com as cores das tampas das garrafas que tiver. O objetivo é a criança colocar as tampas nos gargalos, de modo a fazer padrões correspondentes ao indicado no cartão selecionado.





 Esta atividade também pode ser adequada com cartões semelhantes aos da imagem e as peças correspondentes realizadas com círculos de cartolina colados em espátulas de médico.


Fazer uns cartões de tamanho A4 divididos em 6 quadrados como ilustrado na imagem, em cada quadrado fazer círculos de diferentes cores e quantidade (de acordo com as tampas das garrafas). O objetivo é que a criança faça corresponder as tampas à cor e quantidade ilustrada no respetivo quadrado como mostra a imagem.




Solicitar  às crianças para ligar a fruta à sua metade correspondente e dizer o nome da fruta em questão. Peça ainda à criança para posteriormente pintar a fruta da cor que lhe corresponde.




Labirinto - Solicitar às crianças para traçar o caminho que conduz a lagartinha à borboleta.


Ingredientes
- 1 Chávena de aveia
- 2 Chávenas de Leite, bebida vegetal ou água
- Casca de limão
- Canela a gosto


Preparação
- Junte, num tacho, a aveia com o leite.
- Leve ao lume brando e mexa sempre.
- Envolva a raspa de limão e a canela.
- Coloque as rodelas de banana e sirva.



BOM APETITE 😀





A coordenação motora fina está relacionada com o desenvolvimento dos músculos menores do corpo, dentre os quais estão os das mãos e dos dedos. Ao desenvolver tal habilidade as crianças são capazes de realizar movimentos mais delicados e precisos que podem implicar, por exemplo, no modo como elas seguram no lápis e na pressão que usam na escrita.

Convém destacar que o uso da tesoura desenvolve muito mais do que a coordenação motora fina. Ao aprender a usá-la de modo correto os pequenos também desenvolvem uma série de habilidades motoras e cognitivas como:       

Estabilidade postural
Percepção visual
Coordenação visomotora
Orientação espacial
Consciência corporal
Força muscular













Antes da realização das atividades é conveniente ler a história da Lagartinha muito comilona https://www.historiascomamor.pt/2020/05/historia-lagartinha-muito-comilona.html

Linguagem oral e abordagem à escrita


Pedir às crianças para responder ás seguintes questões sobre a história:

Onde estava “escondida” a lagartinha quando a história começou?
Como era a lagartinha no princípio da história?
O que comeu na 2ª feira?
O que comeu na 3ª feira?
O que comeu na 4ª feira?
O que comeu na 5ª feira?
O que comeu na 6ª feira?
O que comeu no sábado?
De todas as coisas que a lagartinha comeu o que é saudável?
De todas as coisas que a lagartinha comeu o que não é saudável?
O que a lagartinha precisou de comer para lhe passar a dor de barriga?
Em que se transforma a lagartinha no fim da história?

- Pedir às crianças para cortar e colocar os cartões do ciclo da lagarta pela ordem que representa o ciclo da lagarta

 


- Pedir às crianças para pintar o desenho onde consta a lagartinha e todos os alimentos que ela comeu.

- Pedir às crianças para completar os grafismos e terminar os incompletos (as crianças terão de passar com o lápis por cima do picotado com alguma precisão)

- Pedir às crianças para traçar o caminho que leva a lagarta ao alimento que ela quer comer.





Família

A família é um lar.Família, o nosso bem mais precioso. A família é o casaco do coração. O pilar da educação e do bem-estar é a família. A família não se escolhe nem se troca. A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família. A família é como o sarampo: uma pessoa tem quando é criança e fica marcada para toda a vida.




Video retirado do Projeto Música 100Idade



As crianças adoram desenhar e desenvolver as suas habilidades de pintura. Por isso, trouxemos dicas para desenharem diversos animais a partir das formas das suas próprias mãos. 


As possibilidades de bicharada são muitas, mas veja alguns exemplos com muita imaginação e grande diversão!






O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio.

A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que proclamou o dia 15 de maio como o Dia Internacional da Família.

A celebração do Dia Internacional da Família visa, entre outros objetivos, destacar:

- a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
- reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família.

Frases e mensagens
A família é um lar.
Família, o nosso bem mais precioso.
A família é o casaco do coração.
O pilar da educação e do bem-estar é a família.
A família não se escolhe nem se troca.
A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família.
A família é como o sarampo: uma pessoa tem quando é criança e fica marcada para toda a vida.



Sinopse

Uma lagarta muito comilona conta a divertida história de uma lagarta gulosa que come de tudo. Come até as páginas do livro! Num livro cheio de cores e muito divertido, Eric Carle mostra-nos a semana da lagarta. Por meio de repetições, este livro ajuda a criança a memorizar os dias da semana e os números de 1 a 5.







Ingredientes
- Cenoura
- Milho
- Rabanetes
- Azeitonas




Preparação
- Corte o rabanete para fazer a cabeça da girafa e coloque a azeitona para fazer o olho.
- Depois coloque a cenoura e preencha o corpo com o milho.



BOM APETITE 😀


Sinopse

A Dinamarca é um dos países mais felizes do mundo. O que tem este país de especial? Uma psicoterapeuta dinamarquesa e uma mãe americana casada com um dinamarquês decidem reunir num livro os hábitos das famílias mais felizes do mundo.

Um livro interessante que oferece ao leitor conselhos sobre como:
- Incentivar jogos livres
- Potencializar a autenticidade e a confiança 
- Fomentar a empatia
- Enfantizar o trabalho em equipa sobre as lutas de poder
- Celebrar a união


No livro, as autoras justificam a felicidade dinamarquesa com a forma como estes educam os filhos (que depois se tornam adultos felizes, educam os filhos da mesma forma - e assim sucessivamente, ao longo de várias gerações).

"Todos precisamos de ajuda. Se, em conjunto, construirmos uma comunidade com o objectivo de praticar estes requisitos, podemos cultivar algumas das pessoas mais felizes do mundo no nosso próprio espaço."
"Com frequência, sentimos que estamos a ser melhores pais quando lhes ensinamos alguma coisa ou os envolvemos num desporto, ou oferecemos aos seus pequenos cérebros algum ‘input’. Brincar parece ser um desperdício de tempo de aprendizagem valioso. Mas será mesmo?” (Pais à Maneira Dinamarquesa, p. 31)
"O elogio está intimamente ligado à forma como as crianças vêm a sua inteligência. Se ouvem louvores constantes por serem naturalmente espertas, talentosas ou dotadas, desenvolvem aquilo a que se chama uma mentalidade ‘fixa’ (a sua inteligência é fixa e eles possuem-na). Por contraste, as crianças a quem é dito que a sua inteligência pode evoluir com o trabalho e educação desenvolvem uma mentalidade de crescimento (podem fazer evoluir as suas capacidades porque trabalham arduamente por isso)." (Pais à Maneira Dinamarquesa, p. 57)

Fique a conhecer um pouco mais do livro neste link

Autores:  Iben Dissing Sandahl, Jessica Joelle Alexander
IlustraçãoJane Chapman
Editora:  Arena PT
Preço Referência: 13,95€



Antes da realização das atividades é conveniente ler a história do Nabo Gigante https://www.historiascomamor.pt/2020/05/historia-o-nabo-gigante.html

Tendo como referência esta história, apresentamos algumas atividades do Domínio da Matemática. A orientação espacial diz respeito ao conhecimento do local onde a criança está e como se movimenta no seu meio, isto é, envolve a compreensão das relações entre diferentes posições no espaço, primeiro em relação à sua posição e ao seu movimento, e depois numa perspetiva mais abstrata, que inclui a representação e interpretação de mapas simples.

Descrição das Atividades

- Desenhar o vehinho e o nabo ou utilizar algum boneco que tenha em casa e um nabo verdadeiro.



- Desenhar o tracejado de alguns caminhos diferentes, tal como indicado na imagem.
- Depois de já ter as folhas com diferentes tracejados dos caminhos, solicitar à criança que construa um caminho com as folhas ou então ser o adulto a traçar o caminho. 



- Pretende-se que as crianças localizem qual o caminho certo que conduz o velhinho/velhinha ao nabo gigante.
- Com uma peça, boneco ou até um carro a criança deverá percorrer o caminho que conduz ao nabo gigante.
- Podem fazer vários percursos válidos, como o velhinho que tem de encontrar o caminho para casa, para ir ter com a velhinha, com um dos animais da história, etc.
- Podem e devem de pedir às crianças que o consigam para posteriormente numa folha branca desenhar o caminho que realizaram.




Sinopse

É hora de deitar, mas o Gui não consegue dormir...

Ao espreitar pelo seu telescópio, ele vê que os seus amigos extraterrestres estão em apuros e precisam da sua ajuda para se irem deitar. O Gui parte assim velozmente para o espaço, montado no seu foguetão, para ajudar os seus amigos. O Gui é um Herói!

Uma história engraçada e colorida, com muitas possibilidades de interactividade, e que vai fazer com que a rotina de ir deitar pareça não só divertida, como também uma coisa fora deste mundo!







Uma forma divertida de aprender as cores e as partes do corpo. Pede à criança para procurar objetos do seu quotidiano e que com esses objetos vá tocando nas diferentes partes do corpo conforme a canção.






Video retirado do Projeto Música 100Idade



Sinopse

O Nabo Gigante, um conto original russo, recolhido por Alexis Tolstoi no séc. XIX, tem os ingredientes de um conto popular verdadeiramente hilariante, pensado para crianças com menos de 5 anos e para todos os que se iniciam no mundo da leitura. Acompanha as atribulações de um simpático casal de velhinhos nesta nova versão, enriquecida com as belíssimas ilustrações de uma premiada artista irlandesa, Niamh Sharkey.







Ingredientes
- Alface
- Curgete
- Azeitonas
- Cenoura
- Tomate
- Talo da salsa




Preparação
- Prepare todos os ingredientes.
- Depois é só empratar conforme a imagem.


BOM APETITE 😀


As crianças pequenas vão adorar ver as fotos dos animais selvagens e ouvir os seus sons. Apenas tem de pressionar em qualquer tecla do teclado e começa a diversão. Uma maneira divertida das crianças conhecerem o mundo que as rodeia e interagir com as novas tecnologias.


Link: https://www.jogosgratisparacriancas.com/bebes-criancinhas/17-jogo-sons-animais.php




O brincar é um direito consagrado no artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança. Brincar é aprender, um meio privilegiado para a criança expressar as sua emoções, para transformar competências em recursos, e servindo de alicerce para conhecimentos de uma complexidade maior. Através da brincadeira, a criança explora e reflete sobre a realidade e a cultura na qual está inserida, interiorizando-a. A experimentação de diferentes papéis sociais (o papel de mãe, pai, diferentes profissões ou personagens de diferentes histórias), o faz-de-conta, permite à criança compreender o papel do adulto e aprender a comportar-se e a sentir como ele, constituindo-se como uma preparação para o mundo. A criança procura assim conhecer o mundo e conhecer-se a si mesma.

No entanto, e apesar do contrassenso que é, as crianças têm cada vez menos tempo para brincar, em prol de agendas assoberbadas em atividades extracurriculares e trabalhos escolares.
E ao que parece os próprios pais e profissionais consideram esse tempo insuficiente. Então devemos refletir sobre esta redução do tempo do brincar, bem como das suas consequências para o desenvolvimento infantil. Será fruto do ritmo desenfreado do dia-a-dia? Da dificuldade em conciliar vida profissional com a familiar? Da constante pressão para o sucesso que se exerce sobre as crianças desde idades, cada vez mais precoces?

Eduardo Sá, Psicólogo Clínico e Psicanalista, Professor da Universidade de Coimbra e do ISPA. É autor de artigos e de livros científicos na área da psicanálise e da psicossomática, e de livros de divulgação no âmbito da saúde familiar e da educação parental ajuda-nos refletir sobre esta temática. 


Sinopse

Este livro para além de ensinar os mais pequenos os dias da semana, ensina a contar e mostra também a transformação de uma lagartinha numa linda borboleta. É um livro muito colorido e apelativo que os mais pequenos adoram.







Video retirado do Projeto Música 100Idade


Fala Connosco

Envia uma mensagem


Partilha uma experiência

Coloca uma questão

Recomenda um livro

Pede uma história

  • geral@historiascomamor.pt
  • http://www.historiascomamor.pt/