Estudos relacionados com a educação matemática no pré-escolar defendem a implementação de duas medidas fundamentais para que as crianças adquiram competências nesta área de conhecimento e tirem o maior proveito da frequência da educação pré-escolar. A primeira refere-se a que as crianças lidem e explorem não apenas o número e as formas simples, mas também outros conceitos, tais como o espaço, as medidas, as operações com números e, possivelmente, outras áreas da matemática. A segunda medida reporta-se à possibilidade de um currículo mais desafiante do que atualmente o é. esta brochura disponível em PDF tem sugestões simples de atividades para o desenvolvimento da matemática,
https://drive.google.com/file/d/1nF03Bv-IlSj8QQbCUfEYLZcXsvkewcie/view?usp=sharing
Entrevista a Eduardo Sá, o psicólogo clínico que defende que a brincadeira deveria ser elevada a património da humanidade.
«As crianças saudáveis, e felizes, têm a vista na ponta dos dedos e a cabeça no ar, fazem uma asneira de oito em oito horas e esgotam as quotas de impertinência a que têm direito». Em entrevista à Revista Prevenir, Eduardo Sá aponta pistas da felicidade na infância dos dias de hoje. O psicólogo clínico incentiva os pais a reviverem as memórias do tempo em que brincavam e a acabar com a sobreproteção dos mais pequenos, reclamando inclusive o direito à dor.
Pode ter acesso ao livro grátis em PDF neste link https://drive.google.com/file/d/1gknTn1DGO2AN4aes0lF6ZWUNvmOcKgDa/view?usp=sharing
O objectivo deste livro em PDF é demonstrar a importância da introdução da metodologia de trabalho de projecto desde os primeiros anos, como forma de promover propostas de qualidade para a educação de infância. Em “pano de fundo” o presente trabalho é ilustrativo, também, da aplicação da metodologia de trabalho de projecto entre formadores de formadores, com sensibilidades e competências diversificadas que, ao longo dos últimos anos, têm vindo a “colocar andaimes” através de projectos realizados no âmbito da prática profissional supervisionada no contexto de uma instituição de formação de professores e educadores.
A aprendizagem do sentido do número é um processo que se caracteriza como sendo gradual e evolutivo, pelo que se inicia muito antes da entrada das crianças para a escola (McIntosh et al., 1992). De uma forma geral, a criança quando entra no jardimde-infância possui já conhecimentos informais sobre quantidades e números, pelo que se torna fulcral que a educação pré-escolar privilegie essas experiências para que a criança “vá construindo a noção de número, como correspondendo a uma série (número ordinal) ou uma hierarquia (número cardinal)” (ME, 1997, p. 74).
"A brochura As Artes no Jardim-de-Infância é um projecto conjunto de Artes Plásticas e Música que pretende incentivar a criação de contextos artísticos em ambiente pré-escolar. Ao longo das páginas que se seguem, ficará claro que estas áreas das expressões artísticas não são aproximadas do ponto de vista da mera actividade lúdica, mas também numa perspectiva de desenvolvimento cultural das crianças. Todas as actividades propostas enquadram-se nos domínios da execução técnica, da criação e da apreciação, preconizados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) mas, para além disso, são articuladas com o contacto regular com obras e artistas da cultura portuguesa e internacional."Pode aceder grátis ao livro em PDF neste link: https://drive.google.com/file/d/1Hs4MAOwZfNsbceBg3P8jTdIjP6Bl1xAZ/view?usp=sharing
"A igualdade de género é uma nova forma de vida. É um relacionamento novo entre
mulheres e homens, que se sabem iguais, que se respeitam como iguais, que negoceiam
como iguais. A igualdade de género é uma aprendizagem de cidadania. Sem ela, as
pessoas não conhecem a liberdade. E as sociedades não conhecem a paz."
Se educar é uma arte, e contar histórias um ato de amor, eu sou uma artista apaixonada a cada dia.
Educar é amar... aprender é absorver aquilo que o meio natural nos oferece.
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