O Blog

Publicações



De acordo com especialistas, brincar com Lego desperta a geração de ideias. as crianças podem usar a sua imaginação para criar formas e construções que nos seus mundos próprios fazem sentido.

Mas, que competências desenvolve a criança quando brinca com legos? São eles assim tão importantes?

As cinco razões porque devem as crianças brincar com legos são:

  1. 1. Motricidade – A fina, principalmente, quando encaixa e movimenta as diferentes peças.
  2. 2. Matemática – Com os legos a criança trabalha conceitos tão importantes como a classificação (agrupa por cores, tamanhos, etc.) ou a seriação (coloca por ordem). Desenvolve também a noção de espaço, percebe as cores, a diferenciação de tamanho e a quantidade. Esta atividade espontânea da criança permite-lhe perceber o mundo de forma lúdica e divertida.
  3. 3. Resolução de problemas – Os problemas são algo que acontece vezes sem conta, durante toda a vida, com as crianças não é diferente. Mas o que para nós, adulto, é fácil de decifrar, para uma criança, muitas vezes, imensas vezes, não o é. Uma torre que cai, uma peça que não encaixa, uma peça que falta, muitas são as situações com que se depara enquanto constrói e muitas são as vezes em que, de forma autónoma, vai ter que resolver esse problema.
  4. 4. Auto-estima e autonomia – Quando uma criança resolve os problemas de forma autónoma, vê crescer a sua auto-estima, ao mesmo tempo que desenvolve a autonomia.
  5. 5. Criatividade e imaginação – Para mim uma das mais importantes competências a desenvolver na criança e os legos são ótimos para isso. Quando entregamos a uma criança uma data de peças, a sua reação é criar, é algo natural. Criam torres, cidades, veículos e criam, ao mesmo tempo, histórias e personagens, vivem aventuras e personificam a vida real. 
Descrição da atividade

Numa primeira etapa deixar que a criança explore as peças livremente e faça as suas próprias construções. 
Posteriormente utiliza os seguintes cartões como modelo e solicita à criança para o/s reproduzir.



























Visando a actualização dos conhecimentos científicos e didácticos dos educadores nos domínios do desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças em idade pré-escolar. Como objectivos específicos, a brochura, disponível em PDF, procura enquadrar e promover práticas intencionais e sistemáticas de estimulação do desenvolvimento da linguagem e enfatizar a necessidade da continuidade de aprendizagens no domínio da língua entre a educação de infância e a sala de aula no 1.o ciclo da Educação Básica.

https://drive.google.com/file/d/1NMPr2_rN-97pCjwGZ5g4Tu0Q_IHQYNl1/view?usp=sharing





Com este jogo do Quiz poderás brincar e de uma forma lúdica aprender muitos conceitos com a História da Mosca Fosca. 


Esta brochura disponível em PDF  está organizada em três secções que visam dar uma perspectiva do crescimento linguístico das crianças no período que antecede a escolaridade básica e, simultaneamente, disponibilizar para os educadores caminhos de estimulação para esse crescimento. Na secção O aprendiz de falante, abordamos o processo de aquisição da linguagem nos primeiros anos de vida e referenciamos os grandes marcos de desenvolvimento da linguagem na criança. Na secção Falar e ouvir falar para comunicar, é salientada a importância da comunicação verbal no jardim-de-infância e exemplificadas actividades pedagógicas nesse sentido.Na secção Brincar com a língua, explora-se a importância do desenvolvimento da consciência linguística no jardim-de-infância e exemplifica-se como, através de atitudes lúdicas, se pode promover esse mesmo desenvolvimento.

https://drive.google.com/file/d/1F6vKuwWKWpFxp6MHzOcQN3wl1z99oNLq/view?usp=sharing

Sobre o livro: 
O que é ser diferente? E por que devemos ser iguais?  Cada ser humano é um ser individual, cheio de experiências próprias e sentimentos particulares a cada um, e que nos leva a agir de forma diferente. No entanto, a maioria ainda insiste em seguir certos padrões que limitam e impossibilitam atingir outras realidades numa sociedade tão carente de novas perspectivas. E mais ainda, possuíamos a dificuldade de aceitar as diferenças dos outros, sejam elas físicas, mentais ou emocionais.

No livro Elmer, O Elefante Xadrez, o personagem principal era um doce e engraçado elefante chamado Elmer. Ele era a alegria da manada. Bem humorado, fazia todos rirem-se de suas brincadeiras. E quem não gostava de estar na sua companhia?  Mesmo assim, algo o incomodava: ele era diferente, não era igual aos outros elefantes... Elmer era xadrez! Imaginem um elefante xadrez! Então, num belo dia, ele decidiu ficar igual aos outros e percebeu que a mudança não era exatamente o que ele esperava.

As ilustrações, feitas pelo próprio autor, são coloridas e cheias de detalhes. A reprodução dos personagens, especialmente do Elmer, é perfeita.

O livro trata muito bem sobre a importância das diferenças.

Elmer – Manual do professor



Estas atividades estimulam a coordenação e o sentido de organização através do agrupamento de objetos. O brincar e jogar favorecem o envolvimento da criança na resolução de problemas, pois permitem que explore o espaço e os objetos, oferecendo também múltiplas oportunidades para o desenvolvimento do pensamento e raciocínio matemáticos. A disponibilidade e a utilização de materiais manipuláveis são um apoio fundamental para a resolução de problemas e para a representação de conceitos matemáticos.

Ideal para trabalhar a atenção, reflexão, diferenciação de formas e cores, coordenação e organização espacial. Favorece o desenvolvimento da psicomotricidade e desperta a imaginação da criança.

Descrição das Atividades 
Utilizando as espátulas numa primeira fase deixa as crianças explorar livremente. Posteriormente utiliza os seguintes cartões como modelo e solicita à criança para o/s reproduzir.
























É um método que funciona através da repetição, associação e memorização, proporcionando uma aprendizagem rápida e fluída. Podem ser facilmente elaborados e utilizados em qualquer sala de aula: desde a educação infantil aos adultos e em qualquer matéria!

Em cada um destes cartões poderemos encontrar os animais e as suas respetivas silhuetas, o objetivo é que as crianças reconheçam a silhueta de cada animal de uma forma divertida. Podemos também com estes cartões trabalhar o nome e o som dos animais, bem como o meio onde eles vivem.








Desde muito cedo, as crianças começam a desenvolver alguns conceitos geométricos e o raciocínio espacial. Ainda bebés, não só revelam curiosidade em “olhar” o espaço que as rodeia, como, também, interagem com ele, tentando, por exemplo, alcançar, atirar e empurrar objectos. Durante estas experiências, vão processando ideias sobre as formas e o espaço. Estas ideias, ainda muito rudimentares, constituem já a base para o conhecimento geométrico e o raciocínio espacial que deverá ser desenvolvido ao longo dos anos seguintes. 

Livro em PDF com exemplos de atividades para promover os conceitos de geografia em contexto de sala. 


https://drive.google.com/file/d/1j4N0JSMge_CWsV5cxN-YpT16NTMegB1b/view?usp=sharing


Olaf  é um personagem fictício que aparece no 53º filme de animação dos estúdios Walt Disney Pictures, Frozen, lançado em 2013. Um dos protagonistas do filme, Olaf é um boneco de neve, criado por Elsa, que vive nas montanhas de Arendelle.
As crianças adoram esta engraçada personagem e vão ficar certamente muito felizes de a conseguirem desenhar. 



É um método que funciona através da repetição, associação e memorização, proporcionando uma aprendizagem rápida e fluída. Podem ser facilmente elaborados e utilizados em qualquer sala de aula: desde a educação infantil aos adultos e em qualquer matéria!

Em cada um destes cartões poderemos encontrar informações sobre cada um dos animais. No que respeita ao seu habitat, à sua alimentação, à sua pegada, raça, tipo de reprodução e o que produz de útil para o ser humano. 








De um modo geral podemos dizer que o sentido de número diz respeito à compreensão global e flexível dos números e das operações, com o intuito de compreender os números e as suas relações e desenvolver estratégias úteis e eficazes para cada um os utilizar no seu dia-a-dia, na sua vida profissional ou enquanto cidadão ativo. Neste livro do Ministério da Educação, disponível em PDF, podemos encontrar exemplos de como promover estes conceitos. 






Fala Connosco

Envia uma mensagem


Partilha uma experiência

Coloca uma questão

Recomenda um livro

Pede uma história

  • geral@historiascomamor.pt
  • http://www.historiascomamor.pt/