O Blog

Publicações

O Geoplano é uma ferramenta importante para o ensino da Geometria plana. O objeto é formado por uma placa de madeira ou plástico onde são cravados pregos, fomando uma malha composta por linhas e colunas dispostas de acordo com a figura a seguir:

O uso do Geoplano pode ser iniciado juntamente com os princípios básicos de Geometria Plana, é notável a assimilação dos conteúdos geométricos por parte das crianças, os resultados são realmente satisfatórios.

Descrição das Atividades 


Utilizando as placas de geoplano e os elásticos, numa primeira fase deixa as crianças explorar livremente. Posteriormente utiliza os seguintes cartões como modelo e solicita à criança para o/s reproduzir. 






Posteriormente utilizando estes cartões e as reproduções realizadas pelas crianças solicita para desenhar o modelo que representou no geoplano. 






Antes da realização das atividades é conveniente ouvir a história https://www.historiascomamor.pt/2020/05/historia-lagartinha-muito-comilona.html






Video retirado do canal do youtube Artecedário


A literatura específica sobre o ensino das ciências enfatiza a importância da promoção de atividades práticas, essencial para a construção de uma cultura científica.
Quando a criança faz experiências e investiga para responder a questões, ela envolve-se na aprendizagem da ciência e aprende através das suas próprias ações e da sua atividade mental.      


O livro em formato PDF, Despertar para a Ciência – Actividades dos 3 aos 6 anos, é um importante recurso de apoio para os educadores de infância, na operacionalização das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Contém uma série de experiências para se realizar em contexto de sala. 

https://drive.google.com/file/d/10vbktQym9QduCx_Q-DK2swl4KaXKmzsU/view?usp=sharing


De uma forma divertida poderá interagir com o bebé e dar-lhe a conhecer as diferentes parte do corpo.





Video retirado do canal do youtube Música100Idade

A matemática se faz fundamental em nossas vidas, ela é usada no nosso cotidiano em tudo o que fazemos. Caso não seja trabalhada de forma lúdica, prazerosa e divertida desde o começo da infância.

Com estas atividades as crianças poderão, de uma forma lúdica, associar o numeral à quantidade. Este processo é essencial no desenvolvimento da matemática. 

Descrição das Atividades
  • Nesta tabela pinta apenas os monstros indicados pelo numeral. 


  •  Corta as imagens e cola na tabela apenas as indicadas pelo numeral. 





Sinopse 
O Monstro das Cores enfrentará, desta vez, o seu primeiro dia na escola

O Monstro das Cores continua a explorar as suas emoções. Como se sentirá no seu primeiro dia de escola?

Descrição da atividade

Um jogo de atenção e sorte, em que os jogadores preenchem os seus cartões com as imagens que vão sendo sorteadas.
Sendo ideal para jogar em grupo, este tradicional jogo fará as delícias de miúdos e graúdos!

  • 6 tabuleiros de cores diferentes
  • 36 cartões com imagens


Cada jogador tem de escolher um tabuleiro de uma cor, caso sejam 2 jogadores 3 tabuleiros, etc. Depois de cortados há que baralhar os cartões virados para baixo e colocá-los no centro doa mesa. O primeiro jogador vira um cartão, mostra aos restantes jogadores e se o cartão estiver no seu tabuleiro, coloca-o no lugar. Se não estiver volta outra vez para o centro da mesa e joga o próximo jogador. O primeiro jogador a completar o tabuleiro ganha.






Antes da realização das atividades é conveniente ouvir a história https://www.historiascomamor.pt/2020/06/historia-elmer-o-elefante-aos-quadrados.html






Video retirado do canal do youtube Artecedário


Sinopse

Inclui ficheiros editáveis para download gratuito (ver final da sinopse).

Avaliação em Educação Pré-Escolar - Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC) - é o resultado de um projeto (2006-2009) que procurou desenvolver uma cultura de avaliação em educação de infância, inspirando-se em "A process-oriented child monitoring system for young children", instrumento desenvolvido pela equipa do Centro de Educação Experiencial de Lovaina.

Atendendo à homologação de novas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Ministério da Educação, 2016), tornou-se clara a importância de atualização do sistema de acompanhamento das crianças (SAC) proposto em 2010. Por outro lado, a experiência dos últimos anos levou-nos a perceber a necessidade de uma maior simplificação do SAC.

Assim, este novo SAC, continuando fiel a uma abordagem experiencial da educação, organiza-se em função do proposto nas novas OCEPE (2016), procurando ir ao encontro das necessidades de muitos profissionais de educação de infância. Pretende ajudar os educadores na gestão da tarefa complexa que é a da avaliação e gestão do desenvolvimento curricular, numa progressão coerente, respondendo bem a todas as crianças e permitindo a construção de uma cultura e linguagem comuns entre os profissionais de educação de infância.

Aceda aqui às fichas editáveis do SAC que constituem os anexos da obra:
1. Identificação
https://drive.google.com/file/d/1V0NrAfACWImRnUgBke1HFsus7couj4Jn/view?usp=sharing
2. Caracterização do contexto em que se situa o jardim de infância (fase 1)
https://drive.google.com/file/d/1dqe-0NpC1b2i59w8y6Yq4kvSRgTw1znD/view?usp=sharing
3. Observação e caracterização do grupo (fase 1)
https://drive.google.com/file/d/1BLpGF3_ct5boMjFfBzC95SjULjprz9lv/view?usp=sharing
4. Análise e reflexão em torno do grupo e contexto (fase 2)
https://drive.google.com/file/d/1xLNxwjtK1FFi98uH9pSEWpBCKgpS-I1B/view?usp=sharing
5. Análise e reflexão individualizadas (fase 2)
https://drive.google.com/file/d/13HfLREc8LYTH8nWdFEdqXSuPUEJPo7p3/view?usp=sharing
6. Definição de objetivos e iniciativas dirigidas ao contexto (fase 3)
https://drive.google.com/file/d/1e9VcPN2W5u2Bb9gwHfsfv6Xxq7B4hCgS/view?usp=sharing
7. Definição de objetivos e iniciativas individualizadas (Fase 3)
https://drive.google.com/file/d/1PzdEfClf_hmLaZb0rnWhfRiIBJoTOrnL/view?usp=sharing
8. Avaliação individual final
https://drive.google.com/file/d/1DbrBzlSEWQD4xF5UOatASPQnmM27vVpV/view?usp=sharing




Flashcard é uma palavra em inglês que representa “cartão rápido”. A sua função em sala é de auxiliar no resumo e na  memorização da matéria.


Descrição da Atividade
Em cada um dos cartões escolhe quais as cores correspondentes aos alimentos e discrimina qual a cor/cores que não correspondem.






Descrição da Atividade
Em cada um dos cartões pinta os alimentos com as cores que lhe corresponde.






A repetição e o crescimento de padrões estão presentes em muitas das experiências proporcionadas às crianças como músicas repetitivas e poemas que interiorizam mais facilmente por terem estas estruturas. Os padrões contribuem assim para a organização do mundo da criança, permitindo reconhecer a organização de um qualquer conjunto de números, objetos ou imagens, permitindo-lhes descobrir qual o termo que se segue. Os mais novos devem ter a oportunidade de encontrar padrões no ambiente que os rodeia, descobrindo propriedades matemáticas e numéricas.

Descrição das Atividades

- Completa a sequência de padrões das seguintes imagens. 








“Quando me sinto… zangado” de Trace Moroney

Quando estás muito zangado, sentes-te como se estivesses prestes a explodir! Não faz mal zangares-te de vez em quando, desde que não magoes ninguém. Mas também por vezes temos de estar mais aborrecidos e até nos esquecemos de qual a razão... e ficamos a rir!



A escrita consegue codificar qualquer tipo de enunciado, contudo há sistemas de inscrição não-linguísticos que conseguem expressar ideias recorrendo a símbolos ou imagens. O pictograma é exemplo disto mesmo. Funciona como uma imagem, cujo significado é comunicado através da sua forma visual. É uma imagem de algo, seja a comunicação efectuada através da substituição/tradução da linguagem ou não.

Apresentação Quando Me Sinto Zangado em linguagem pictográfica. 


As crianças realizam intuitivamente classificações e,entre os 3 e os 5 anos, começam a ser capazes de organizar objetos e acontecimentos considerando um atributo e, posteriormente, vários atributos, de forma a estabelecer relações entre eles. Classificar implica saber distinguir o que é diferente do que é igual ou semelhante, isto é, ao classificar inclui-se um determinado elemento num conjunto, pela igualdade, e exclui-se, pela diferença.
Nesta fase, as crianças começam também a seriar, fazendo comparações entre pares, recorrendo a diferentes atributos dos objetos incluindo cada vez mais objetos, que permitem a ordenação de gradações múltiplas (pequeno, médio, grande, o maior, etc.)ou a identificação de padrões (quadrado-círculo - quadrado-círculo…).

Com estas atividades relacionadas com a história do Elmer as crianças poderão trabalhar algumas destas competências do domínio da matemática. 


Descrição das Atividades

- Recorta cada um dos elefantes e colocá-os nos quadrados que lhes corresponde de acordo com o seu tamanho. 


- Recorta os elefantes e colocá-os nos respetivos quadrados do menor para o maior. Os elefantes estão a crescer e por essa ordem vão ter de aparecer. 



 -  Quem não conhece o elefante mais colorido do planeta? Hoje é dia de dizer que todos somos diferentes, mas os elefantes iguais aos do quadrado vais ter de encontrar e rodear se este jogo queres ganhar. 

- Em cada uma das séries há um elefante diferente aos outros, tens de estar muito atento para essa diferença encontrar e marcar. 


- Em cada quadrado tens apenas de pintar o número que corresponde à quantidade de elefantes.

- Os dedos ajudam-nos a contar, em cada linha terás de pintar os elefantes que os dedos te indicar. 

- Elefantes às pintinhas, às bolinhas e todas as cores, todos eles únicos e divertidos. Em cada quadrado conta os de elefantes e pinta o número associado à quantidade. 



- Os elefantes estão todos misturados, mas precisamos de saber quantos elefantes de cada cor existem na manada, da tua ajuda vamos precisar para os elefantes contar. 




Fala Connosco

Envia uma mensagem


Partilha uma experiência

Coloca uma questão

Recomenda um livro

Pede uma história

  • geral@historiascomamor.pt
  • http://www.historiascomamor.pt/